Procurando Clínicas?
A Associação ABCD com seu conhecimento vai ajudar você!
Masculina
Feminina
Fechar x
Localizar Clínicas

Mais de 1.000 mil
Clínicas e Profissionais Cadastrados!

+55 11 4551-8052 / 95305-6199

Busca por Clinica De Recuperação Para Dependentes Quimicos em Itumbiara - GO ?


Confira em nosso site clinicas de reabilitação em Itumbiara - GO

Confira em nosso Guia de Clínicas, clínicas de reabilitação em Itumbiara - GO tratamento de dependentes químicos, internação e plantão 24hs, possuimos serviços de internação compulsória, consulta psicologica, consulta psiquiatrica, monitoramento 24 horas em Itumbiara - GO . Temos um centro especializado em Itumbiara - GO pra reabilitação e tratamento voluntário e involuntário. As clínica de recuperação em Itumbiara - GO , oferece Tratamento para Dependentes de Drogas, Alcoolismo e Tratamento Feminino - Internação Involuntária.


Clínica de Recuperacao Ágape

Grupo Ágape - Masculino e Feminino

Tratamento médico especializado de baixo Custo e excelente qualidade em relação a maioria das outras clinicas particulares para Dependente de Drogas e Álcool, atendemos todas as Cidades do Brasil com internação voluntária e involuntária. Temos equipe de resgate 24 Horas para qualquer cidade do Brasil.

CONFIRA! NOVO CONVENIO COM A ABCD PARA VAGAS NA UNIDADE MASCULINA

Telefones: 11 - 4551-8052 / 4551-8052 / 11 - 95305-6199
Site:www.clinicaderecuperacaoagape.com.br

Associação Brasileira de Combate as Drogas

Associação Brasileira de Combate as Drogas

Curso / Palestra Sobre Drogas - Como Prevenir, Identificar e Tratar um Dependente Químico. Você pode estar dando abrigo a um traficante ou a um usuário dentro de sua casa sem saber! Solicite um curso ou uma palestra em sua cidade, empresa, escola e condominio.

Se você esta com duvidas sobre o assunto DROGAS e precisa de orientações nossa equipe esta a sua disposição para ajudar!

Site:www.abcddasdrogas.com.br

Ágape - Remoção de Pacientes para Internação Involuntária

Ágape - Remoção de Pacientes para Internação Involuntária

A Ágape Remoções é uma empresa especializada no resgate de pacientes para encaminhamento a clinicas de recuperação para tratamento involuntário em todo o territótio nacional.

Temos ambulâncias próprias e equipe especializada em resgate. Melhor preço do Brasil.

Telefones: (11)95305-6199
Site:www.clinicaderecuperacaoagape.com.br/remocao.html

Casa de Recuperação Esperança

Casa de Recuperação Esperança

Tratamento de baixo Custo para Dependente de Drogas e Álcool, Atendemos todas as Cidades de São Paulo com Internação Voluntária.

Acesse nosso site e confira fotos e como chegar na clinica.

Telefones: (11)95305-6199
Site:www.casaderecuperacaoesperanca.com.br

Instituto Bairral de Psiquiatria

clinica de recuperação para dependentes quimicos na cidade de Itumbiara - GO , você só encontra no Guia de Clinicas de Recuperação Caso esteja com problemas com clinica de recuperação para dependentes quimicos na cidade de Itumbiara - GO relacionado a dependência química não deixe de acessar o Guia de Clinicas de Recuperação, pois, em nosso banco de dados certamente encontra um profissional ou uma Clinica de Recuperação com profundos conhecimentos em clinica de recuperação para dependentes quimicos para lhe aconselhar ou até mesmo orientar sobre clinica de recuperação para dependentes quimicos na cidade de Itumbiara - GO .

__________ ≈ __________


Programa Sentinela

clinica de recuperação para dependentes quimicos na cidade de Itumbiara - GO , você só encontra no Guia de Clinicas de Recuperação Caso esteja com problemas com clinica de recuperação para dependentes quimicos na cidade de Itumbiara - GO relacionado a dependência química não deixe de acessar o Guia de Clinicas de Recuperação, pois, em nosso banco de dados certamente encontra um profissional ou uma Clinica de Recuperação com profundos conhecimentos em clinica de recuperação para dependentes quimicos para lhe aconselhar ou até mesmo orientar sobre clinica de recuperação para dependentes quimicos na cidade de Itumbiara - GO .

__________ ≈ __________


Quartel General da Paz

Hoje em Itumbiara - GO existem centenas de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas e álcool, por este motivo se necessitar de clinica de recuperação para dependentes quimicos em Itumbiara - GO procure em nosso guia a clinica de recuperação que possa atender suas expectativas, pois este assunto é delicado e deve ser tratado acima de tudo com muito amor e profissionalismo.

__________ ≈ __________


APA - Associação Psicanalítica da Amazônia

Hoje o crack é o grande vilão das Drogas envolvendo pessoas de diversas cidades inclusive em Itumbiara - GO, por este motivo o assunto clinica de recuperação para dependentes quimicos é de extrema importância. Hoje as drogas atingem pessoas de todas as classes sociais sem distinção, aqui em Itumbiara - GO temos muitos problemas com as Drogas, o que devemos fazer é ajudar a combater com determinação e coragem pesquisando mais sobre clinica de recuperação para dependentes quimicos em Itumbiara - GO.

__________ ≈ __________


Projeto Vida Feliz, Viva Sem Drogas

Só o maior e mais completo Guia de Clinicas de recuperação pode lhe oferecer as melhores opções sobre clinica de recuperação para dependentes quimicos em Itumbiara - GO. Consulte nossas páginas e veja em mais de 3000 cidades as opções de tratamento sobre clinica de recuperação para dependentes quimicos em Itumbiara - GO.

__________ ≈ __________


Informações sobre a cidade de Itumbiara - GO
Itumbiara Goiás - GO

Histórico

Por volta de 1824, a iniciativa do General Cunha Matos fez construir uma estrada ligando a localidade goiana denominada ANHANGUERA `a cidade mineira de Uberaba. Os pontos iniciais e terminais da referida estrada forçaram a sua passagem no Rio Paranaíba. Divisa dos Estados de Minas Gerais e Goiás, nas proximidades do local em que hoje está a sede do Município.

Essa passagem se construiu num porto e no local, o Governo Estadual de então, fez instalar um posto de arrecadação de rendas. Tratando-se de travessia interestadual, era forçar o trânsito naquele ponto. Este fato auxiliado pela fertilidade das terras da região, facilitando enormemente a agricultura e a criação de gado, contribuiu para que, os poucos, surgisse ali uma pequena povoação. Formado esse rudimentar núcleo urbano, os seus moradores erigiram uma capela e elegeram-lhe a Padroeira Santa Rita. Posteriormente em homenagem à sua santa, o lugarejo recebeu a denominação de PORTO DE SANTA RITA.

Foi à categoria de distrito de SANTA RITA DO PARANAÍBA em 21/08/1852, pela resolução provincial número 18.

Foi elevado a Município pela Lei Estadual número 349, de 16/07/1909, era Governador o Dr. Urbano Coelho de Gouveia. O Município foi instalado em 12/l0/1909; e foi elevado à cidade pela Lei Estadual número 518, de 27/l0/1915 e à categoria de Comarca pela Lei Estadual número 621, de 29/07/1918.

Engenheiro Inácio Pais Lemes, construtor da Estrada ?Itumbiara? de Santa Rita do Paranaíba a Cachoeira Dourada, a 40 km da cidade, lançou a idéia de dar-se ao Município o nome da Estrada que, em tupi-guaraní, significa ?Caminho da Cachoeira?, sugestão aprovada pelo Governo de Goiás.

Itumbiara é sede de Comarca de Terceira Entrância e possui quatro varas sendo: Duas Varas Cíveis, uma Vara Criminal e uma Vara de Juizado Especial.

Gentílico: - ?ITUMBIARENSE?

ASPECTOS FÍSICOS

LOCALIZAÇÃO - O Município localiza-se no extremo sul de Goiás, na Microrregião do Meia Ponte - 015, margem direita do Rio Paranaíba e a sede municipal está instalada nos km. 1480/84 da Rodovia Federal BR-153, definidas pelas seguintes coordenadas geográficas: 18*25?11??/26?? de latitude sul e 49*13?02??/03?? de Longitude .Gr.

Limita-se ao norte com Goiatuba, Panamá e Buriti Alegre; ao sul com o Estado de Minas Gerais; a leste com Buriti Alegre e a oeste com Inaciolândia e Bom Jesus. Itumbiara fica há uma distância de 204 km da Capital do Estado, 400 km de Brasília, 750 km de São Paulo e 1.100 km do Rio de Janeiro.

ALTITUDE - A Cidade está situada a uma altitude de 320 a 448 metros, dependendo do local onde for localizadas as similares. Os pontos mais elevados existentes no Município não ultrapassam a 600 metros

CLIMA - O clima do município é seco e saudável, podendo ser mencionado como pertencente ao grupo ?provável clima tropical de altitude?.

TEMPERATURA - Média das máximas 29* a 35*C. Média das Mínimas 14* C. e a médias das compensadas de 19* a 25* C. ? comum na região alteração repentina de temperaturas.

ÁREA - O Município possui uma superfície de 2.464,6 Km2, correspondendo a 0,59% da área total do Estado de Goiás.

ACIDENTES GEOGRÁFICOS - O solo do município é formado por partes montanhosa e partes onduladas, mas a sua maioria é plana, ideal para o plantio de lavouras e pastoril. Há a Serra de Santa Rita, beirando o Rio Paranaíba, com derivações e penetrações dos seus contrafortes pelo interior, separando divisões de massas hídricas, Além dessa Serra, existem diversos morros, mas sem destaque. O Município é fartamente irrigados pelos rios: Paranaíba, Rio dos Bois e Meia Ponte. Ainda conta com os Ribeirões: Trindade, Santa Maria, Campanha, Bom Sucesso, Boa Vereda, dos Medes e das Posses e centenas de Córregos. A sede Municipal é banhada pelo Rio Paranaíba, Ribeirão Trindade e Córregos Água Suja, das pombas e Buriti.

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

A população residente no Município segundo o Recenseamento Geral/2000, apresentou uma taxa de crescimento de 3,04%, de 01/08/96 a 01/08/00. O contingente populacional de 81.259 habitantes registrados em 01/08/00, segundo o sexo, achava-se assim distribuído: 41.042 mulheres e 40.217 homens.

A população urbana em 01/08/00 era de 76.951 habitantes e a rural de 4.308 habitantes, apresentando uma densidade demográfica de 32,89 ha/km2. Segundo ainda o Censo Demográfico/2000, foram registrados no Município 24.253 domicílios ocupados, com uma média de 3,34 pessoas por residência, com uma de urbanização de 93,64%, já em 01/07/97, a estimativa feita pelo o IBGE, apresentou 23.021 domicílios ocupados, com uma população de 79.846 habitantes, apresentado uma taxa de urbanização de 94%.

A seguir, a evolução demográfica do Município, segundo os resultados censitários de 1950 a 2007.

Perdeu o Distrito de Cachoeira Dourada por emancipação política.

( * ) Perdeu o Distrito de Inaciolândia por emancipação política

( l ) Resultado preliminar do Recenseamento Geral do Brasil ? ano 2000, conforme dados apurados com em 01/08/00.

Em 1996, o registro civil das pessoas naturais acusou 2.024 nascimentos, ocorreu 630 óbitos - sendo 35 fetais - realizaram-se 486 casamentos, 109 divórcios, 90 separações judiciais, já em 1997, ocorreu 1.771 nascimentos, 558 óbitos - sendo 34 fetais - realizaram-se 445 casamentos, 114 divórcios, 64 separações judiciais - tudo registrado e documentado nos cartórios de registro civil e cartórios de família e sucessões de menores da Comarca de Itumbiara.

LOCALIDADES EXISTENTES.

Além da sede municipal, o Município possui os seguintes povoados:

POVOADO DE SANTA ROSA DO MEIA PONTE - Distante 48 km da sede, com 167 domicílios ocupados apresentando uma população de 608 habitantes - fica localizado as margens da Rodovia Federal BR-452 com acessos asfaltados até ao povoado.

POVOADO DO SARANDI - distante da sede a 16 km, com 60 domicílios ocupados, com uma população de 191 habitantes _ fica às margens da Rodovia Federal BR-452 - com acesso asfaltado até ao povoado.

ASPECTOS ECONÔMICOS

5.1 - AGRICULTURA - O Município fica localizado no vale do Rio Paranaíba, região de terras de excelente fertilidade, tem na agricultura a sua principal fonte de recursos, apesar que aos poucos esta característica está perdendo espaço para a Indústria.

Conforme resultados do Censo Agropecuário de 1996, a área cultivada no Município foi de 50.489 hectares de culturas temporárias; 720 hectares de culturas permanentes; 17.085 hectares de pastagens naturais; 106.946 hectares de pastagens artificiais (plantadas); 20.222 hectares de matas naturais e artificiais e 2.132 hectares de culturas irrigadas. O Município apresenta um total de 246.460 hectares, sendo que deste total, 202.610 são propícios para a agricultura e formação de pastagens.

Em 3l/l2/1996, o Município contava com 1.240 propriedades rurais, 981 tratores, 755 arados de tração mecânica, 19 arados de tração animal, 141 colheitadeiras e 3.645 máquinas de plantio.

O Município conta com 39 estabelecimentos de armazenagem e estocagem a seco, suficiente para comportar e atender toda a sua produção e ainda, as produções dos municípios circunvizinhos. Em 31/06/97, a capacidade de armazenagem era de 573.500 toneladas ou 9.550.000 sacas de 60 kg., assim distribuídos: 346.141 m3 de armazéns convencional, eqüivalendo a 186.920 toneladas, 193.240 toneladas em armazéns tipo graneleiro e 193.340 toneladas em armazéns tipo silos.

O índice pluviométrico alcançado em 1996, chegou a 1.700 ml, sendo que nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro concentram o maior índice do ano.

5.2 - PECUÁRIA

Segundo o resultado do Censo Agropecuário de 1996, apresentou uma densidade de rebanho bovino de 66,09 cabeças por km2 . Em 31/06/96 a quantidade de bovinos existente era de 162.896 cabeças, assim distribuídos: Machos e fêmeas menores de um ano de idade 32.703 cabeças - Machos de um a dois anos 13.366 - Fêmeas de um a dois anos 14.562 - Vacas 55.769 - Novilhas 12.626 - Bois e garrotes para cortes 31.704 e Touros reprodutores 2.166 cabeças.

Em 1996, entrou no município 4.100 cabeças de matrizes - no valor de C$ 141.852,00, outros bovinos que entraram, para outras finalidades 5.910 cabeças, no valor de C$ 604,305,00, mas, ao mesmo tempo, foram comercializadas para outros estados 13.080 cabeças de matrizes, no valor de C$ 3.371.944,00 e também foram comercializadas mais 22.584 cabeças de bovinos para outras finalidades no valor de C$ 4.829.027,00.

Conforme dados fornecidos pelo matadouro Hama Comercial de Bovinos e também as casas de abate espalhadas pela cidade, em 1996, foram abatidas 10.520 cabeças de bovinos, com o peso das carcaças atingindo 1.944.163 kg. Ainda foram abatidos 3.530 cabeças de suínos, com o peso das carcaças atingindo 211.800 kg.

Outros animais existente no município, em 31/06/96, conforme dados do Censo Agropecuário de 1996: Búfalos 46 - Suínos 5.886 - Ovinos 756 - Caprinos 2.013 - Muares 84 - Eqüinos 4.102 - Aves (frango, frangas, galinhas e galos) 95.580 (com uma produção anual de 140.438 dúzias de ovos) e outras aves (patos, marrecos, gansos e perus) 10.235 cabeças.

5.3 - INDÚSTRIA

Itumbiara destaca-se no contexto estadual, como um dos Municípios centro polo da agro-industrial, no que tange a industrialização destacamos: produtos derivados do milho, da soja, do algodão e do leite. Contamos ainda com indústrias nos ramos de metalúrgicas, calçados, têxtil, mecânico e alimentação.

O município conta com um distrito industrial, situado as margens da Rodovia Federal BR-452 e com acesso para a Rodovia Federal BR - 153, que liga o Estado de Goiás aos Estados de Minas Gerais, São Paulo e aos demais centro consumidores do País, como o Nordeste e Brasília.

O Distrito Industrial conta com uma infra-estrutura bem montada, energia elétrica, água, esgoto, telefone e asfalto. Com uma área aproximada de 1.100.000 m2, já distribuídos em quadras e ruas, ficando de 7 a 8 km do centro da cidade. As indústrias que ali se instalam, contam com o apoio do FOMENTAR - Sistema de financiamento de até 70% do ICMS pelo período de 15 anos, com encargos de 2,6% ao ano e ainda, com os benefícios da municipalidade, oferecendo vantagens e inclusive ajuda na limpeza dos terrenos.

O Município conta com 167 indústrias em atividade, das quais destacamos algumas mais influente, tanto a nível de estado, como municipal: Caramuru ?leos Vegetais - produz óleo de soja e derivados, Caramuru Alimentos de Milho - produz derivados de milho, Maeda Indústria e Comércio - produz e beneficia algodão - farelo de algodão - Manteiga hidrogenada, Cooperativa Central de Laticínios - produz leite em pó - leite longa vida - manteiga e iogurte, Sementes Pionner - produz sementes de produtos agropecuários, Alimentos Xereta - produz bolachas e matinais, Nutremix Rações - produz rações em geral, Indústria de Produtos Jovaré - produz derivados de milho, Algodoeira Shimohira - produz fibras de algodão e também beneficia algodão em pluma, Metalgráfica Rio Industrial - Produz embalagens de metálicas, Cerâmica Souza - produz tijolos e telhas de barro em geral, Cooperativa de Produção Rural de Itumbiara - produz leite resfriado, rações, sal mineral, beneficia algodão e algodão em pluma, Cagigo Agro Industrial - produz sabão em pó, Fabrica de Artefatos de Cimento WC - produz bloco e manilhas de cimento, Madeireira Bom Menino - produz artigos de madeira como mesas - cadeiras - cocho para sal de gado - caibro - vigas e ripas, Indústria São Carlos Alimentos - produz arroz beneficiado, quirera e farelo de arroz, Cerâmica Líder - produz tijolos e telhas de barro, Indústria de Moveis Rodial - produz móveis e artigo finos de madeira e Fábrica de Tintas Acrílicas Metalcor -

produz tintas acrílicas, xadrez e verniz.

5.4 - COMÉRCIO E SERVIÇO

No tange ao comércio, o Município de Itumbiara é polo de distribuição, pois a cidade destaca entre as demais da Microrregião do Meia Ponte, com 18 municípios circunvizinhos, todos dependendo e adquirindo de comércio de Itumbiara, com uma arrecadação de aproximadamente 36% do montante do ICMS em 1997. O Município conta representação da FORD, WOLKSWAGEM, CHEVROLET e FIAT, atendendo a cidade como também a região.

Conforme dados da Delegacia Fiscal de Itumbiara, o município, em 22/212/97, contava com 1.098 estabelecimentos comerciais ativos, 1.322 estabelecimentos comerciais suspensos, 542 estabelecimentos de prestação de serviços, 45 empresas de transporte rodoviário de cargas e passageiros, 36 estabelecimentos de armazenagem e estocagem a seco de cereais, 09 estabelecimentos bancário e 12 hotéis (acomodações para 530 hóspedes).

5.5 - COMUNICAÇÃO - No que se refere ao serviço de telefonia, Itumbiara é bem servida e plenamente atendida pela Empresa CTBC - Cia de Telefones do Brasil Central, dispondo de DDD, DDI, DDR. Em 23/05/97, havia 9.036 terminais de linhas telefônicas instaladas, assim distribuídas: Comerciais 2.800 - Residências 6.042 - Orelhão 100 - Rural 85 e Poder público 09. Ainda nesta mesma data, contavam com 2.022 telefones celular habilitados, atendendo na região e em todo o Brasil.

Itumbiara recebe sinais de 05 emissoras de Televisão - Rede Globo, Rede Bandeirante, Rede Manchete, Sistemas SBT de Televisão e Rede Educativa. Sendo que a Rede Globo é apresentada através da TV Rio Paranaíba, situada à Avenida Celso Maeda, espalhando as suas imagens para a Microrregião do Meia Ponte. Conta ainda com duas emissoras de Rádio AM e duas emissora FM, dois jornais regulares e uma revista mensal ?Acontece?.

INFRA-ESTRUTURA - LAZER - ESPORTE E TURISMO

1.1 - ENERGIA ELÉTRICA - Temos nas proximidades do Município três Usinas Hidroelétricas, que são: FURNAS (Itumbiara) - CELG (Cachoeira Dourada) e CEMIG (São Simão), portanto, no que tange a energia elétrica a cidade está bem servida . Em outubro de 1997, foi inaugurada mais uma SUBSTAÇÃO DE ENERGIA de 100 magawats, suficiente para atender a demanda da expansão para mais 10 anos.

Conforme dados fornecidos pela CELG - Centrais Elétricas de Goiás. Em 31/12/96, contavam com 20.699 ligações residenciais, 160 ligações industriais, 2.273 ligações comerciais, 940 ligações de Propriedades Rurais e 141 ligações de estabelecimentos Públicos, atingindo um consumo de 138.722 mwh. Em 31/12/97 - contava com 21.326 ligações residenciais, 187 ligações industriais, 2.242 ligações comerciais, 921 ligações de Propriedades Rurais e 139 ligações de órgãos públicos, atingindo um consumo de 142.972 mwh.

1.2 - SANEAMENTO - O sistema geral de tratamento de ?gua é gerada pela SANEAGO - Saneamento de Goiás - conforme conta no calendário da Empresa até ao ano 2.000 estará pronta o Sistema de Captação da Rede de Esgoto, portanto , os mananciais hídricos e inclusive o Rio Paranaíba não terão, doravante mais poluição.

1.3 Conforme dados fornecidos pela SANEAGO, em 23/05/97, contavam com 15.134 ligações de água, atendendo 19.171 residências e comércios - com 11.236 ligações de Esgoto, atendendo 14.706 residências e comércios. Acredita-se que até 1999, toda a população urbana estará senda atendida com o sistema de água tratada.

1.4

1.5 - SAÚDE - No setor da saúde, conta com cinco hospitais, sendo quatro estabelecimentos da rede particular, um estabelecimento da rede pública municipal - contando no geral com a capacidade de 400 leitos. Conta ainda com 02 ambulatórios, 07 centros de saúde, 02 CAIS, 11 clínicas médicas, 07 laboratórios de análise, 02 bancos de sangue, 52 farmácias, 91 médicos, 86 odontólogos, 13 médicos veterinários e etc. O município conta ainda com uma Secretaria municipal da Saúde, responsável e coordenadora do controle das doenças e epidemias transmissíveis. O Hospital Municipal Modesto de Carvalho encontra-se aparelhado com leitos especiais para receber pessoas portadoras do Vírus HIV, DENGUES E CHAGAS. Conforme palavras do Secretário municipal da saúde, até aos meados de agosto de 1998, o mosquito da DENGUE será banido do centro urbano da cidade.

1.4 - EDUCA??O - Rede de ensino de Itumbiara é bastante ampla e atende satisfatoriamente às necessidades do município, no que tange ao ensino superior, contamos com a ULBRA - Universidade Luterana do Brasil e a UNITUM - Faculdade Unidas de Itumbiara, as quais oferecem os seguintes cursos: Agronomia, Administração de Empresa, Ciências (com habilitação em Biologia - Matemática e Química), Letras (com habilitação em Língua portuguesa, Inglesa e Espanhola) Pedagogia e Processamento de Dados.

Na rede de ensino particular, alem das duas faculdades, o município conta ainda com mais 14 escolas de primeiro e segundo grau. Em 1997, foram matriculados: Ensino Superior 1.194 alunos, sendo: Agronomia 154 - Administração 307 - Biologia 84 - Letras 88, Matemática 64, Pedagogia 259 - Processamento de dados 196 e Química 42.

Ensino Particular de primeiro grau - 1* fase (1* a 4* série) 1.604 alunos (inclusive alunos da pré escola e jardins l e ll) - Ensino particular 1* grau 2* fase ( da 5* a 8* série) 663 alunos e no ensino particular de 2* grau foram matriculados 499 alunos.

Na Rede Pública Estadual, o Município conta com 20 escolas, em 1997 foram matriculados: Ensino de 1* grau fundamental (da 1* a 4* série) 4.428 alunos ( inclusive 701 alunos da pré escola). Ensino de primeiro grau ( da 5* a 8* ?serie) 3.769 alunos e no ensino de 2* grau foram matriculados 3.286 alunos.

Na Rede Pública Municipal, o município conta com 12 escolas na zona urbana e 08 escolas na zona rural. Em 1997,foram matriculados: Ensino de primeiro grau fundamental ( da 1* a 4* série) 4.255 (inclusive 679 alunos da pré escola e jardim), ensino de primeira grau fundamental (da 5* a 8* série) 3.543 alunos e no ensino de segundo grau foram matriculados 743 alunos. Alem do ensino regular, ou seja seriado, a Secretaria Municipal da Educação conta um novo sistema de ensino que é ENSINO POR SUPL?NCIA. Em 1997, foram matriculados 483 alunos na Suplência 1 ( que eqüivale a 5* e 6* série) e 453 alunos matriculados na Suplência 2 (que eqüivale da 7* a 8* série). Este sistema de ensino está sendo ministrado somente na rede de ensino público municipal e é uma oportunidade das pessoas com idade mais avançada a concluir o 1* grau em apenas dois anos de estudos.

A partir de 1998, a Secretaria Municipal da Educação, também contará com a Escola ANT?NIO LU?S ALVES PEQUENO, com formação de técnico Agrícola a nível de primeiro grau, inicialmente, contará com três turmas de 5* série e posteriormente, atenderá até a 8* série, onde o aluno sairá com uma profissão de técnico agrícola a nível de primeiro grau.

Itumbiara foi a primeira cidade do país a criar o sistema de cooperativa de ensino, hoje ministrado pelo Colégio Cora Coralina, desde a pré escola até ao segundo grau. A cidade conta ainda com a presença e os serviços educativos e profissionais ministrados pelo SESC, SENAI, SENAC E SEBRAE.

1.5 - UR BANIZA??O

A Cidade de Itumbiara, com 24.253 domicílios ocupados, em 01/08/00 , conforme o Censo Demográfico de 2000, apresenta uma característica diferente dos demais municípios do Estado de Goiás, com a influência profunda do povo mineiro, pois está situado na divisa dos Estados de Goiás com Minas Gerais, tendo maior intercâmbio com a cidade de Uberlândia do que a capital do Estado de Goiás que é Goiânia.

A Cidade conta com 57 praças e jardins, 130 avenidas, 688 ruas, 01 aeroporto com pista asfaltada com capacidade para pouso de aviões de grande porte, 02 parques infantis, 02 ginásio de esporte, 07 campos de futebol, 03 estádios de futebol com arquibancadas - iluminados, 16 quadras de esporte, 01 kartódromo com infra-estrutura nível internacional, 05 clubes de diversão e recreação, 34 bairros, 12 órgãos públicos federal, 39 órgãos público Estadual, 23 órgãos municipal, 17.723 domicílios com filtro de água, 18.308 domicílios com geladeiras, 4.721 domicílios com freezer, 12.859 domicílios com máquina de lavar roupas, 20.820 domicílios com rádios, 4.900 domicílio com televisão preta e branca, 15.999 domicílios com televisão colorida, 6.332 domicílios com automóvel particular para passeio e trabalho, 21.326 domicílios servidos com energia elétrica, 7.000 domicílios com serviços de telefonia (estimado), 4.888 domicílios alugados, 14.512 domicílios próprios, 3.621 domicílios cedidos, 17.821 domicílios com coleta de lixo diários, 17.133 veículos cadastrados (frota completa).

Conforme dados fornecidos pelos Cartórios Eleitorais de Itumbiara, em 05/12/97, estavam inscritos: 30.401 eleitores na 16* zona e 27.587 eleitores na 138* zona - perfazendo um total de 57.988 eleitores em condições de votar.

NOTA EXPLICATIVA: Na faixa salarial do número de habitantes, foram incluídos as pessoas aposentados e pensionistas - no total de 5.276, no entanto, no grupo de atividades, abaixo, foram excluídos, tendo em vista que não exerce nenhuma atividade.

Pela lei municipal nº 386, de 27-09-1962, é criado o distrito de Cachoeira Dourada e anexado ao município de Itumbiara.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Itumbiara e Cachoeira Dourada.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968.

Pela lei estadual nº 8.092, de 14-05-1976, é criado o distrito de Inaciolândia e anexado ao município de Itumbiara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Itumbiara, Cachoeira Dourada e Inaciolândia.

Pela lei estadual nº 9.190, de 14-05-1982, desmembra do município de Itumbiara o distrito de Cachoeira Dourada. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Itumbiara e Inaciolândia.

Pela lei estadual nº 11.708, de 12-04-1992, desmembra do município de Itumbiara o distrito de Inaciolândia. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Santa Rita do Paranaíba para Itumbiara alterado, pelo decreto-lei estadual nº 8.303, de 31/­12/1943.


Clínica Ágape Cotia



Últimas Notícias

Primeiro internado à força deixa clínica
Programa reduz uso de drogas entre jovens
Profissionais são capacitados para prevenir e reprimir drogas
Combate ao crack será intenso
Detran MS divulga eventos da Semana Nacional de Trânsito 2013
Ministério da Justiça oferece curso gratuito sobre prevenção às drogas
São Bernardo inaugura segundo Caps Álcool e Drogas da cidade
Estado dobra número vagas para comunidades terapêuticas; investimento de R$1,544 milhão
SSP forma profissionais para atuarem no Programa Crack, é possível vencer
Caps Álcool e Drogas será entregue no Alvarenga neste terça
Ministério da Justiça promove curso de prevenção do uso de drogas
Passeata contra o crack e outras drogas reúne moradores de São Sebastião
Liberação da maconha medicinal pode chegar antes do ano novo
Prorrogado prazo para consulta pública sobre Comunidades Terapêuticas
Médicos poderão prescrever derivado de maconha no país
Em 7 meses, Anvisa libera 238 pedidos de importação de canabidiol
Fundo Nacional Antidrogas realiza leilão de bens em João Pessoa (PB)
Lei antifumo agora vale para todo o país
Portaria regulamenta medidas de proteção ao trabalhador exposto ao fumo
Conselho Gestor proíbe bebidas alcoólicas e grandes festas na USP
Escócia aprova lei que reduz o nível de álcool permitido no sangue para motoristas
Plano de saúde custeia canabidiol para pacientes
Médicos britânicos querem indicação de calorias em bebidas alcoólicas
Flórida rejeita uso medicinal da maconha em referendo
Capital dos EUA e estado de Oregon aprovam legalização da maconha
No TO, trabalho com a terra ajuda na reabilitação de dependentes químicos
FBI tira do ar sucessor do site de venda de drogas Silk Road
Conad debate uso medicinal da cannabis no Brasil
Micro-ônibus com câmeras vai tentar combater drogas e crimes, no Paraná
Nova York admite posse de pequenas quantidades de maconha


Mais Procurados

Clínicas gratuitas para dependência quimica em Sao Jose Das Lontras - CE Clínica Gratuita em Sao Jose Das Lontras - CE Tratamento Gratuito em Sao Jose Das Lontras - CE Clínica de recuperação Gratuita em Sao Jose Das Lontras - CE