Como Parar de Beber

A fixação pelas bebidas alcoólicas está começando a tomar conta da sua vida? A maior parte do tempo, quando o alcoolismo torna-se extremamente difícil de se controlar, o dependente começa a perceber superficialmente que a mudança de vida necessária para se livrar do vício pode ser mais difícil do que o simples fato de admitir que precisa de ajuda. Mudar não é algo que acontece da noite para o dia, exigindo esforço e determinação, e é por essa razão que as pessoas que conseguem se livrar da dependência de álcool possuem, em geral, muita motivação e paciência.

Se você acredita que pode ser alcoólatra, ou tem algum amigo ou parente nesta situação, saiba que este site pode guiar você para encontrar a ajuda necessária.

Em primeiro lugar e antes de mais nada, para abandonar o seu hábito é ncecessário admitir que você tem um mau hábito. O alcoólatra tem que superar a negação, acima de tudo, e este é um comportamento muito comum nas pessoas que sofrem por causa do álcool. A maioria dos dependentes não admite que tem problemas com a bebida e defende-se dizendo coisas como “tenho certeza de que posso parar na hora em que eu quiser; não tenho esse problema”. Com frequência, essa afirmação se torna tão habitual que a pessoa prossegue bebendo até chegar a um ponto da doença quando não consegue mais perceber que tornou-se um viciado. Se você começa a achar que a bebida está tomando conta de você ou de um conhecido, é hora de procurar ajuda.

Este é o próximo passo na direção da liberdade. Em geral, os viciados negam a sua dependência do álcool por considerarem isso como uma fraqueza, uma vez que não conseguem mais controlar a necessidade de ingerir bebidas alcoólicas. O que essas pessoas precisam entender é que procurar ajuda não significa ser fraco. Até mesmo as pessoas fortes sofrem tropeços na vida, às vezes. Se o orgulho é o motivo que impede alguém de buscar auxílio, definitivamente esta pessoa não está se ajudando.

Livrar-se de problemas com o álcool é algo que exige o envolvimento de várias pessoas além de você mesmo. Você não é o único afetado pelos males do alcoolismo, e frequentemente os parentes e amigos mais próximos sofrem muito também. Por causa disso, é necessário que todos sejam aconselhados adequadamente, através da ajuda de profissionais especializados. A família, principalmente, precisará de orientação para que possa auxiliar o dependente neste momento de crise.

Para iniciar o tratamento alcoolismo da maneira certa é imprescindível que haja orientação médica adequada, e este é um fator fundamental para o sucesso da intervenção. A síndrome da abstinência do álcool é o problema mais comum que o alcoólotra encontra quando o seu consumo rotineiro de bebida é cortado abruptamente. Os seus sintomas podem ocasionar diversas complicações como, por exemplo, crises fisiológicas e psicológicas perturbadoras.

Suporte emocional é crucial neste período, e por isso o doente é encorajado a buscar ajuda em sua família, amigos e todas as pessoas queridas do seu círculo social. Adicionalmente, frequentar sessões de terapia em grupos como os Alcoólicos Anônimos (AA) comprovadamente aumentam as chances de cura. Fazendo isso, o viciado fica um passo mais próximo da sonhada libertação do álcool.

Este site oferece informações diversas que podem ajudar você a buscar uma solução para lutar contra o alcoolismo, seu ou de um ente querido. Encontre mais artigos sobre tratamento alcoolismo navegando nas demais páginas, que podem ser acessadas através dos links para as seções relacionadas ao tema da dependência de álcool.

Veja Tambem