Primeiros Sintomas

É preciso saber entender os primeiros sinais do alcoolismo. Apenas quando a dependência é detectada precocemente em você ou em um ente querido é que é possível procurar ajuda e suporte rapidamente. Em geral, é difícil detectar os sinais de alcoolismo nas pessoas uma vez que elas normalmente não concordam com o fato de que possam estar sofrendo os males do vício em bebidas alcoólicas.

Os especialistas concordam que, de uma maneira bem genérica, dependente é aquela pessoa que toma uma ou duas garradas todos os dias ou que sente a forte necessidade de beber a todo instante ao longo das 24 horas do dia. O propósito deste site é ajudá-lo(a) a concluir se você, um parente ou amigo está bebendo em excesso, sendo considerado um alcoólatra, de modo a orientar na busca de tratamento alcoolismo e recuperação de dependente.

Dependência de Álcool

Beber sozinho é um dos primeiros sinais que devem ser levados em conta quando se analisa a possibilidade de dependência de álcool. Existem muitas pessoas que gostam de beber sozinhas, sem nenhum amigo ou conhecido por perto. Em geral, este pode ser uma evidência de que a pessoa tem forte dependência do álcool. Claro, existem pessoas que buscam consolo nas bebidas e fazem uso delas com o propósito de liberar os seus sentimentos reprimidos. As estatísticas comprovam, por exemplo, que há um grande número de recém divorciados que se afundam no alcoolismo.

Outro sinal a se detectar são as mudanças de comportamento. Se você só faz algumas coisas quando bebe bastante, coisas que normalmente não faria, isso pode ser também um sinal. Discussões e agressões na relação de um casal em geral são um fator observado nos dependentes. Via de regra, o vício em álcool causa grandes sofrimentos para a família quando torna-se algo comum, incorporado à rotina das pessoas. Por isso, fique atento sempre a estes comportamentos anormais.

Se uma pessoa não consegue, por exemplo, trabalhar sem ter bebido uma dose, esse pode ser um sinal de alcoolismo precoce. Este tipo de dependente acha extremamente difícil concentrar-se de forma eficiente no trabalho sem fazer uso da bebida, o que é extremamente perturbador. Definitivamente, esta é uma evidência aguda da dependência excessiva do álcool, e a pessoa necessita de ajuda sem demora.

Quando as pessoas do seu círculo social começam a questionar com frequência os seus hábitos de consumo de álcool, este também pode ser um sinal bem sutil do alcoolismo iminente. Geralmente, o viciado não percebe o quanto está bebendo além do normal e apresenta uma tendência à negação do consumo excessivo. Este comportamento pode levar, inclusive, a conflitos com familiares e amigos mais próximos.

A grande indagação é: o que você ou sua família podem fazer nestes casos?

É fundamental que o acesso às bebidas alcoólicas seja evitado imediatamente. Comece por livrar-se de todas as garrafas de bebida de sua casa, escritório, e ao seu redor. E, principalmente, procure inscrever-se em grupos de tratamento para dependentes de álcool.

Outra possibilidade é a internação em clínicas de tratamento. Existem unidades especializadas que oferecem internação 24hs e remoção em todo o Brasil. Uma clínica de reabilitação oferece profissionais qualificados que serão capazes de ajudá-lo a deixar o vício do álcool de uma vez por todas.

Seja livre e supere os obstáculos da dependência da bebida, através de um tratamento adequado para o alcoolismo. Deixe o vício do álcool para sempre.

Veja Tambem